O Comitê Latino Americano se propõe a ser um espaço de integração cultural entre os diversos povos de nosso continente. Atividades culturais, música, documentários, debates, artesanato, livros farão parte da agenda do Comitê. Se você também acredita nos ideais de Bolívar, Che, Martí... venha construir com a gente este espaço!

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Atividade dia 26 de junho


.
Clique na imagem para ampliar.

apresentação:

IJOÃOCÂNDIDOHOJE

26.06.2010 (sábado) - 19 horas - Comitê Latino Americano (Rua Vieira de Castro, 133)

No dia 24 de junho de 2010 completam-se 130 anos do nascimento de João Cândido Felisberto, negro gaúcho, expoente da Revolta da Chibata, movimento reivindicatório promovido pelos marinheiros brasileiros em 1910.

O evento JOÃO CÂNDIDO HOJE, em sua primeira edição, tem por objetivo prestar homenagem - mais uma - ao Almirante Negro, que, com sabedoria e bravura exemplares, liderou a revolta dos marujos, em sua grande maioria negros, colocando em xeque o governo do presidente Hermes da Fonseca e toda a estrutura do poder central, na então capital federal, Rio de Janeiro.

A Revolta da Chibata revelou para a sociedade brasileira e para o mundo os abusos a que eram submetidos os marinheiros negros, abrindo, assim, caminho para o fim dos castigos corporais e outros desmandos praticados impunemente pelos oficiais da Marinha.

João Cândido, a seu tempo, lutou com as armas que dispunha contra um Estado alicerçado no racismo e conivente com a cruel opressão sofrida pelos seus marinheiros. Ao lado de Zumbi dos Palmares, Luísa Mahin, José do Patrocínio, Abdias Nascimento, Oliveira Silveira, entre tantos outros, João Cândido figura como um grande exemplo para a luta negra e popular de todos dias, em busca da plenitude de direitos e da igualdade em todos os planos.

JOÃO CÂNDIDO HOJE pretende ser um momento de reflexões sobre a trajetória desse autêntico herói afro-brasileiro e a sua contribuição para a construção de uma sociedade de homens e mulheres livres de fato. Pretende, também, ser um espaço de confraternização e celebração da arte-cultura negra produzida no sul do Brasil. Esta é a primeira edição do evento, que terá continuidade nos anos seguintes.

Sobre os organizadores:

O Grupo Afluentes surgiu em 2000 como um conjunto musical, com enfoque primordial na cultura negra. Atualmente, além da atividade musical, o grupo também participa de ações relevantes para a comunidade negra, na área sócio-educacional.

O Comitê Latino Americano sedia o evento. O comitê foi inaugurado no último 1º de maio, com o propósito de ser um espaço de integração de culturas e um polo permanente de realizações voltadas para a resistência e organização popular.

Dados financeiros do evento:

O evento não conta com nenhum apoio financeiro institucional e não tem fins lucrativos. A entrada será franca. Será servida uma janta, ao custo de R$ 7,00 para os espectadores, com objetivo de cobrir os gastos na realização do evento.

O bar do Comitê Latino Americano funcionará antes e após os debates.

Todos os participantes do evento atuam na condição de parceiros.


programação:

Dia 26.06.2010 - sábado.

19:00 - apresentação do vídeo-clipe "João Cândido" da banda recifense Afonjah, no qual participa Dona Zeelândia, filha de João Cândido;

- apresentação de um pequeno documentário sobre João Cândido.

19:15 - painel: A trajetória de João Cândido e sua importância para a comunidade afro-brasileira nos dias atuais

José Antônio dos Santos - historiador

Lucia Regina Brito Pereira - historiadora e coordenadora da Maria Mulher - Organização de Mulheres Negras

Luiz Alberto da Silva - advogado e presidente do Clube Floresta Aurora

21:00 - jantar

21:30 - apresentações musicais:

Coral do Cecune (Centro Ecumênico de Cultura Negra) - 30 minutos

Alan Barcelos (Cambatuque) - 30 minutos

Grupo Afluentes - 30 minutos

23:00 - encerramento


Nenhum comentário: