O Comitê Latino Americano se propõe a ser um espaço de integração cultural entre os diversos povos de nosso continente. Atividades culturais, música, documentários, debates, artesanato, livros farão parte da agenda do Comitê. Se você também acredita nos ideais de Bolívar, Che, Martí... venha construir com a gente este espaço!

segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Escola de Formação: Amigos da Terra debate conflitos ambientais na América Latina

.
Os principais conflitos ambientais na América Latina começaram a ser debatidos, na tarde de domingo, na Casa NAT, sede da Amigos da Terra Brasil, em Porto Alegre, com o início da programação da Escola de Sustentabilidade da Amigos de La Tierra América Latina y Caribe (ATALC). A edição brasileira do encontro, de 12 a 22 de setembro, pretende formar ativistas com foco no ambientalismo. A Escola de Formação não é uma atividade aberta ao publico. Seu objetivo é organizar e compartilhar formas de análise, ação e luta dos grupos de Amigos da Terra e de movimentos sociais que atuam na área.

Na abertura do encontro, cerca de 40 representantes da Federação de Amigos da Terra na América Latina e Caribe, além de integrantes de diversos movimentos sociais brasileiros assistiram a um documentário sobre a luta das comunidades indígenas do Perú, afetadas pela ação de empresas petrolíferas naquele país. Além da exibição do documentário, houve debate com o professor Hector Alimonda, um dos editores do livro “Amazônia Rebelde – Peru 2009” – publicação do Conselho Latinoamericano de Ciências Sociais (Clacso) em parceria com um conjunto de organizações sociais peruanas. Alimonda é um dos formadores que vai trabalhar com oficinas de formação política para os ativistas latino-americanos e caribenhos presentes na Escola.



Na noite de sábado, os participantes do encontro foram recebidos no bar Comitê Latinoamericano e participaram de uma homenagem à memória de Salvador Allende, assassinado durante o golpe de Estado de 11 de setembro de 1973. Também assistiram a uma produção audiovisual (ver vídeo acima), realizada pelo Amigos da Terra Brasil, sobre os monocultivos de árvores exóticas e seus impactos econômicos e sociais no bioma Pampa. No final da tarde de domingo, os ativistas se deslocaram para o Centro de Formação Sepé Tiarajú, no Assentamento Filhos de Sepé, em Viamão, onde a maioria das atividades da Escola será desenvolvida.

Postagem extraída do blog: RS URGENTE

Nenhum comentário: