abaixo postagem pescada no blog http: Alter-Latina.com
No terceiro artigo do dossiê sobre os mineiros chilenos, uma análise sobre as (precárias) condições de trabalho que levam a um grande número de mortes anuais. Detalhe: mais mortes quanto maior for a cotação do mineral.
Em uma década, 373 mineiros morreram em acidentes no Chile; 31 no último ano.
por Hugo Guzmán* [La Jornada, 16 de outubro de 2010]
Santiago, 15 de outubro. Todo o mundo pôde ver o resgate dos 33 mineiros aprisionados durante dois meses a 700 metros de profundidade na mina San José na região do Atacama, no norte do Chile. Mas ninguém falou dos 31 mineiros mortos no último ano neste país, da precariedade selvagem de suas condições de trabalho e que enquanto aumentava o preço do cobre o índice de acidentes aumentava. Read more…
Um comentário:
Realmente o povo gosta mesmo de um "reality show"... os trabalhadores mineiros chilenos trabalham em condições precárias desde sempre, e agora que houve este resgate - louvável, diga-se de passagem - televisionado, parece que virou cult saber das condições laborais dos mineiros. Mas eu me pergunto, quanto tempo vai durar este sentimento de solidariedade?
Parabéns ao Marcelo pelas matérias veiculadas no Alter-Latina e parabéns ao Comitê pela iniciativa cultural e pela parceria com um blog que tem muito a dizer!
Abrazo, hermanos!
Postar um comentário