O Comitê Latino Americano se propõe a ser um espaço de integração cultural entre os diversos povos de nosso continente. Atividades culturais, música, documentários, debates, artesanato, livros farão parte da agenda do Comitê. Se você também acredita nos ideais de Bolívar, Che, Martí... venha construir com a gente este espaço!

terça-feira, 1 de março de 2011

Julgamento histórico na Argentina

Pescado do blog Alter-latina.com

Estranho abrir uma postagem com uma imagem dessas figurinhas tristes, mas levando em conta o lugar onde estão sentados, vale a pena! O banco dos réus fotografado acolhe desde ontem os ditadores (vulgo “ex-presidentes”) da Argentina, Reynaldo Bignone e Jorge Rafael Videla, respectivamente as duas simpáticas figuras no primeiro plano da foto.

Eles, junto com outros seis companheiros, estão sendo julgados pelo sequestro de 34 bebês, filhos de militantes sequestradas durante a ditadura militar que prevaleceu no país na década de 1970. São bebês que ou nasceram nos próprios porões da ditadura, onde suas mães eram mantidas, ou que foram sequestrados junto a elas. Entregues a casais que mantinham vínculos com os militares, muitos desses bebês vêm sendo agora encontrados pelo trabalho heróico das Abuelas de la Plaza de Mayo, organização paralela à das Madres que busca encontrar os netos desaparecidos. As próprias abuelas e alguns desses netos recuperados acompanham o julgamento.

Detalhes como a manutenção de maternidades clandestinas nos centros de detenção foram mostrados ontem pela acusação. O julgamento deverá durar oito meses, ao longo dos quais serão ouvidas 370 testemunhas.

Veja mais no blog alter-latina.com

Nenhum comentário: