O Comitê Latino Americano se propõe a ser um espaço de integração cultural entre os diversos povos de nosso continente. Atividades culturais, música, documentários, debates, artesanato, livros farão parte da agenda do Comitê. Se você também acredita nos ideais de Bolívar, Che, Martí... venha construir com a gente este espaço!

terça-feira, 6 de dezembro de 2011

Exposição "Através dos Outros" de Irley Leal.



Companheiras(os),


Nesta quarta-feira às 19hs será a abertura da Exposição "Através dos Outros" de Irley Leal, no Comitê Latino Americano:
‘Através dos Outros’ resgate a identidade brasileira a partir de uma celebração de suas matrizes africana, índigena e européia e a busca do artista plástico, Irley Leal, de se conhecer como artista baiano através de retratos íntimos de mulheres invisíveis e sua cultura de solidariedade, amor e cuidado, baseados nos retratos fotográficos do artista gâles, Dan Baron.

O projeto contribui com os debates sobre os efeitos socioculturais das artes e sobre a relação entre as linguagens artísticas, memória, identidade e transformação pessoal; valoriza culturas tipicamente marginalizadas pela cultura metropolitana; afirma os valores de comunidade reflexiva, solidariedade não verbal e diálogo através dos outros; e celebra os significados pedagógicos da formação auto-didata de artistas como o Irley Leal que sobrevivem e transformam preconceitos e necessidades especiais em capacidades estéticas.



As dez pinturas que compõem a obra ‘Através dos Outros’ são frutas de uma longa colaboração entre os artistas Irley Leal, de Brasil e Dan Baron, do País de Gales, desenvolvida pelo Instituto Transformance: Cultura e Educação, no Brasil. Cada pintura tem dimensões aproximamente 80cms x 120cms.




Irley de Jesus Leal, que nasceu em Caravelas em 1970, é artista plástico autodidata que vive e trabalha na borda rural de Teixeira de Freitas, Bahia, nordeste do Brasil. Aos 14 meses de idade, contraiu poliomielite que o deixou exigindo um aparelho e muletas para andar. Um carrinho de madeira, improvisado pelo avô, o transportou ao redor da fazenda da família, mas adorava escutar as historias dos outros para viajar além do horizonte. Na escola, seus desenhos hiper-realistas chamaram a atenção de seus professores, porém a falta de uma escola de pintura obrigou a desenvolver a sua técnica em casa, através de retratos e estudos de vida em madeira e tecido. Na sequência de uma exposição em 1995 na universidade local, Irley começou a pintar retratos políticos para o movimento dos trabalhadores rurais sem-terra, ativo em Teixeira, trazendo-o em contacto com o Dan Baron em 2000, e com a ABRA, a Rede Brasileira de Arteducators. Em 2005, ele começou a 'através dos outros', para 'se ver e andar no mundo, em seus pincéis'. Um retrato cedo, exibido em Madrid, trouxe Irley em contacto com os mestres do Renascimento, e as respostas às três primeiras pinturas de 'através dos outros' na conferência nacional da ABRA em 2007 convenceu-o a aprofundar o seu estudo de técnica clássica.--


Comitê Latino Americano

Rua Vieira de Castro, 133(quase esquina com Venâncio Aires)

(51) 3207 8733 - 8470 7377

Nenhum comentário: