O Comitê Latino Americano se propõe a ser um espaço de integração cultural entre os diversos povos de nosso continente. Atividades culturais, música, documentários, debates, artesanato, livros farão parte da agenda do Comitê. Se você também acredita nos ideais de Bolívar, Che, Martí... venha construir com a gente este espaço!

sábado, 6 de abril de 2013

Sessão Bodoqe de Cinema II - Uma parceria entre Coletivo Catarse e Comitê Latino Americano

 
Quem conhece a história do Napster – o primeiro aplicativo de compartilhamento de dados (músicas e filmes, principalmente) massivamente distribuído no mundo, não se surpreende com o que vem ocorrendo nos últimos anos com relação à troca de arquivos na internet. Quem antes comprava CDs, pilhas de plástico, passou a armazenar dezenas, centenas, milhares de bytes em arquivos mp3… E isso irritou quem produzia esse monte de plásticos e ganhava dinheiro com isso.

Os artistas!?
Não, a indústria.
Utilizando-se do Metallica, o Napster foi processado e precisou fechar. Posteriormente, outras iniciativas tecnológicas de compartilhamento surgiram, mas foram caindo uma a uma. Eis que surge o conceito peer-to-peer (P2P – ponto-a-ponto) de compartilhamento, evoluindo das propostas do Napster e seus assemelhados, através de arquivos chamados de torrent, deixou-se de armazenar as músicas, filmes e outros arquivos em computadores centrais, e o compartilhamento passou a ser exclusivamente, literalmente, de pedaços de arquivos espalhados pelos computadores do mundo todo conectados à internet. Ou seja, você baixa sua música, via torrent, não de um, mas de milhares de outros usuários, cada byte vem de um lugar.
De maneira simples, é isso. E, de maneira simples, isso tem deixado a indústria de cabelo em pé, até porque eles não entendem muito bem o que é compartilhamento de dados e carimbam tudo com o selo da pirataria.
Junte a isso o componente de que cada vez mais se discutem os conceitos de copyright e temos um caldeirão em ebulição, ou um sistema operacional em looping, travado, tela azul total.
The Pirate Bay – Away From Keyboard (The Pirate Bay – Longe do Teclado) acompanha a atualidade do maior site de compartilhamento de arquivos torrent na sua epopeia defensiva contra os gigantes da indústria cultural na saga de seus 3 criadores…
3 pessoas, 3 jovens, a mesma história de sempre: a força do capital contra a iniciativa coletiva.

Nenhum comentário: