O Comitê Latino Americano se propõe a ser um espaço de integração cultural entre os diversos povos de nosso continente. Atividades culturais, música, documentários, debates, artesanato, livros farão parte da agenda do Comitê. Se você também acredita nos ideais de Bolívar, Che, Martí... venha construir com a gente este espaço!

domingo, 31 de outubro de 2010

Fábrica sem patrões - Zanon bajo control obrero

Os companheiros Marcelo Câmara e Marcelo Curia - do blog Alter Latina - estão na Argentina acompanhando a experiência revolucionária de trabalhadores que após a grande crise argentina ocuparam a fábrica e passaram a produzir em forma de cooperativa.

Após a volta faremos um debate no Comitê para que os companheros possam relatar esta experiência.

O conteúdo abaixo foi pescado do blog Alter-Latina

En Neuquén resiste Zanon

(Setentistas, Attaque 77)

Fasinpat – ou Fábrica Sem Patroes – é o nome da cooperativa criada pelos operários que assumiram o controle da Cerâmica Zanon em Neuquén, Argentina, após os donos da fábrica tentarem fechar a empresa em meio à crise que assolou a economia do país no ano 2001. A Cerâmica Zanon se tornou um dos exemplos mais contundentes daquilo que ficou conhecido como as “fábricas recuperadas”: empresas assumidas pelos empregados/operários num processo de autogestão.

A força simbólica da Zanon atraiu a atenção mundial. Nesse fim de semana, num ato de solidariedade internacional, a banda espanhola SKA-P fará show no pátio da fabrica. Momento único de união de vozes libertárias.

Fotos © Marcelo Curia – Neuquén – Argentina – 2010

Nenhum comentário: